
O prefeito de Penha, Aquiles Costa (PMDB), anunciou que as creches do município passarão a atender das 7h às 18h30min, oferecendo mais tempo para os pais levarem e buscarem os filhos nas unidades de educação infantil.
Além disso, Aquiles mandou para a Câmara um projeto de lei complementar para a criação de 100 vagas de monitor de educação infantil com carga horária de 30 horas semanais e vencimento de R$ 937 (um salário mínimo).
O impacto financeiro no orçamento do município será de R$ 125,6 mil por ano, considerando os encargos de férias e 13º salário. O projeto deve ser votado na Câmara na semana que vem. Leia AQUI o projeto.
“Será um monitor e um pedagogo para cada oito crianças. Antes eram colocados pedagogos nessa função, o que não há necessidade”, argumentou o prefeito.
A Secretaria da Educação avalia que a criação do cargo de monitor vai possibilitar a ampliação do número de vagas nas creches, principalmente em período integral, uma vez que economizando dinheiro com a contratação de professores, possa contratar mais monitores, cuja função é basicamente cuidar de crianças até três anos.
“Muitos pais e mães já reclamaram de falta de vagas nas creches nos anos anteriores. Nós temos que aumentar o número de vagas, com a contratação de mais profissionais, a construção de mais creches, e isso não se faz num passe de mágica, sem a aplicação de políticas inteligentes de gestão financeira”, disse Aquiles.
ACT’s contratados
A prefeitura já contratou 107 professores na modalidade ACT (admitido em caráter temporário). Uma segunda chamada será feita nesta semana, para complementar o quadro de professores, que ainda é composto por 180 profissionais efetivos.
“Nenhum aluno ficará sem professor em Penha. Na verdade, o número de profissionais diretamente em sala de aula será quase o mesmo, com a diferença que teremos mais efetivos do que contratados como ACTs”, afirmou Aquiles.
Na próxima sexta-feira, dia 10, haverá reunião em todas as escolas da rede pública municipal, onde os pais serão apresentados aos professores de seus filhos e aos novos diretores de cada unidade escolar.
Poxa que noticia maravilhosa, antes eu precisava pagar uma pessoa pra pegar minha filha na creche, agora nao vou precisar mais.