Sabe quantos policiais civis Colombo vai enviar para Penha? NENHUM

Tudo dantes como na Terra de Abrantes

Na última segunda-feira (27), 195 novos policiais civis se formaram no estado. São 57 delegados e 138 agentes. Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó receberão o maior número de policiais. Para Penha, nenhum. O mesmo deve ocorrer com os policiais militares que se formarão em breve. A tendência é a cidade também não receber o reforço na polícia ostensiva. Perdemos muito com isso.

Afogadilho

As polícias Civil e Militar de Penha trabalham no limite há anos. Logo, não dão conta das ocorrências, que vêm subindo ano a ano. No começo de 2017 vivemos uma onda de assaltos e furtos no Bairro Santa Lídia; a localidade é a preferida dos criminosos por oferecer inúmeras possibilidades de fuga, o que é um tormento para a Polícia Militar, principalmente.

Rede de Vizinhos

O programa tem crescido na cidade, graças aos esforços do nosso comandante, o capitão Carlos Alberto Mafra Júnior. O trabalho dele e da 3ª Companhia de Penha é de formiguinha. De rua em rua eles apresentam o projeto, cadastram os moradores e criam uma rede de informações. Os resultados já começaram a aparecer; menos assaltos na Santa Lídia e em localidades como o Centro, onde o Rede de Vizinhos tem grande presença.

Não é o suficiente

Mafra já relatou ao Notícias de Penha que a cidade precisa de mais policiais militares. O Rede de Vizinhos é uma parte do sistema de segurança pública da cidade. É a parte que cabe na parceira entre o Estado e a população. O Estado, no entanto, é ineficiente quando é o personagem principal. É lento e pouco olha para as cidades menores. Apesar de pequena – somos em torno de 30 mil habitantes -, Penha recebe um fluxo rotativo alto: Beto Carrero durante a semana e praia em finais de semana de sol, enchem a cidade.

Verão

A temporada tá aí na porta. De 30 mil vamos saltar para mais 100 mil. Para colocar panos quentes na questão, o governo do estado deve enviar alguns soldados para Penha apenas durante a Operação Veraneio. É importante, está no calendário anual e ajuda a coibir os excessos típicos de final de ano. Porém, não vai passar disso. Não se engane: o governador Raimundo Colombo desconhece Penha.