
O Sebrae de Santa Catarina apresentou ontem, na Câmara de Vereadores de Penha, o Plano Estratégico de Gestão Municipal (Pegen) Penha 2050. O diagnóstico apresenta indicadores da cidade e sugere algumas bases para a tomada de decisões dos gestores públicos. O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), e funcionários do governo, participaram do encontro.
Celso Orlando Pirmann, gestor de projetos do Sebrae, destacou que o levantamento de informações sobre Penha circundou algumas áreas: aspectos gerais, demográficos, sociais, finanças públicas, infraestrutura, economia, segmentos econômicos estratégicos e análise do setor primário. “Este banco de dados dará mais segurança aos gestores e, consequentemente, das decisões de governo”, destacou Pirmann.
[adinserter block=”1″]
O prefeito Aquiles abriu o evento e garantiu que a administração irá levar em consideração os dados coletados pelo Sebrae. “Temos que pensar no futuro da nossa cidade”, comentou.
O levantamento
A base de informações apresentada pelo Sebrae foi filtrada de fontes oficiais e foi comparada com índices municipais, estaduais e federais. Segundo o estudo, Penha tem hoje 31.025 habitantes; dos 295 municípios, é o 46º mais populoso de Santa Catarina. Em 2016, a cidade mantinha 6003 empregos formais, aqueles com carteira assinada, além de 1598 empresas formais.
[adinserter block=”1″]
Na área da educação, Penha reduziu de 14% (1991), para 4% (2010), a taxa de analfabetismo. O índice da população adulta com ensino fundamental completo subiu de 17%, em 1991, para 43% em 2010. Houve evolução também na população com ensino superior completo; 2% (1991) para 6% (2010). O Sebrae destacou que estes índices devem ter subido na última década; porém, ainda não foram atualizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Brasil (Pnud).
Confira abaixo algumas imagens do relatório apresentado pelo Sebrae