Câmara aprova projeto que cria a Semana Municipal de Conscientização do Autismo

[adinserter block=”1″]

Os vereadores aprovaram por unanimidade a criação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo. A proposta, de autoria dos parlamentares Luizinho Américo (PSDB) e Maurício Brockveld (Pros), também institui a criação do Dia Municipal do Autista. Segundo os vereadores, é preciso debater políticas públicas para pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto dos vereadores agora depende de sanção do prefeito Aquiles da Costa (PMDB) para se tornar lei.

Segundo a Associação Brasileira de Autismo, uma criança a cada 100 nasce com autismo. Os dados revelam um aumento no número de casos de autismo em todo mundo. Até há alguns anos, a estimativa era de um caso para cada 500 crianças. Com isso, estima-se que no Brasil existem dois milhões de autistas, e o que torna a questão mais grave é o preconceito e a falta de tratamento adequado. As pesquisas ainda revelam que os meninos são mais afetados pelo transtorno do que as meninas.

O que é o Autismo?

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.