
Temos encontrado empresas aos montes oferecendo as mesmas coisas, em termos de produtos ou serviços, você concorda comigo?
Vamos imaginar uma empresa que trabalha com limpeza. Ela pode oferecer:
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Limpeza comercial
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Limpeza residencial
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Pós-obra
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Terceirização de mão de obra
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Locação de equipamentos de limpeza
Todos esses serviços ficam dentro do mesmo segmento: prestação de serviços de limpeza. Mas com tantos serviços ela se torna generalista e dificilmente vai assumir a liderança de mercado em algum desses serviços. E sabe por quê? Ela não terá estrutura, profissionais e materiais para ser especialista em todos esses serviços e vai oferecer serviços medíocres.
Essa empresa tem grande chance de fechar as portas nos dois primeiros anos pela falta do seu “Feijão com Arroz”.
E se eu te perguntar qual é o Feijão com Arroz da sua empresa talvez você não consiga me responder de prontidão. Afinal, vocês fazem tanta coisa!
Não se ofenda, mas o grande desafio de diversificar produtos ou serviços é que acabamos não ficando bons em absolutamente nada!
Queremos atender “todo mundo” e acabamos perdidos reclamando da baixa procura.
Entenda como “Feijão com Arroz” aquele produto ou serviço que você se considera especialista: você faz de melhor e consegue um bom resultado financeiro com ele.
Identificado seu Feijão com Arroz, vamos aos pontos cruciais:
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O mercado/cidade que você está, bem como as pessoas que consomem esse produto/serviço sabem que você é o melhor?
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Você tem se aperfeiçoado ou treinado sua equipe para que façam e sejam o melhor?
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Você tem todos os recursos necessários para fazer bem feito o seu Feijão com Arroz ou está faltando caldo? Ou falando escolher melhor o seu feijão?
Faça bem feito o seu Feijão com Arroz e depois, havendo necessidade diversifique.
O que não falta é empresa querendo abraçar o mundo e fazer o que todo mundo faz.
Seja diferente começando pelo que você faz de melhor, tenho certeza que com isso não vão te faltar bons clientes.
Sucesso e até a próxima semana.