Fitoterápicos na saciedade e na ansiedade

Nos últimos anos, o aumento de pessoas com sobrepeso vem despertando grande preocupação. A alimentação errada, exagerada ou descompensada é um dos motivos para esse aumento de peso, e grande parte das queixas estão relacionadas a insaciedade e ansiedade. Frente a isso as pesquisas com fitoterápicos aumentaram muito, e hoje podemos encontrar na fitoterapia ótimos aliados para resolver os problemas de saciedade e de ansiedade.

Para entendermos a ação precisamos entender o que é a ansiedade e a saciedade. A ansiedade é um estado desagradável de tensão, apreensão e inquietação. Os seus sintomas são similares ao medo, muita das vezes podem ser direcionados para a alimentação. A saciedade por sua vez, é a satisfação completa após a alimentação, ou de modo mais simples, quando acabamos com a fome.

Para a saciedade os fitoterápicos sempre agirão preenchendo o estômago, proporcionando uma sensação de plenitude gástrica, assim diminuindo a vontade de comer. Como exemplo de fitoterápicos que podem ser utilizados com essa finalidade temos: berinjela, espirulina, glucomannan, goma acácia e quitosana. Todos eles têm uma ação parecida, preencher os estômago e diminuir o consumo de alimentos, mas além disso alguns deles podem melhorar o trânsito intestinal e diminuir a absorção de gordura.

Já os fitoterápicos com ação ansiolítica temos alguns exemplos como: griffonia, erva mate, porangaba, melissa, maracujá, garcínia, açafrão, casca de laranja. Esses fitoterápicos citados tem diversas ações, como aumentar o hormônio do bem-estar (serotonina), acalmar e/ou diminuir o estresse, regular os hormônios que causam a fome e aumentar o metabolismo, para que ao final promovam a diminuição da ansiedade.

Seja qual for o fitoterápico utilizado, ele sempre servirá de apoio ao seu plano de emagrecimento. Ele irá ajudar naqueles dias em que a vontade de comer é maior, fazendo com que o processo de reeducação alimentar seja muito mais tranquilo, mas apenas ele não fará efeito algum ou serão efeitos passageiros que não prezam pela sua saúde.

E lembre-se, procure sempre uma boa orientação e desconfie de medicamentos que fazem milagres, afinal a sua saúde é muito importante para que você utilize qualquer substância sem conhecimento em seu corpo.

Autores: José Antônio Corrêa Júnior e Luana Girardini, farmacêuticos
Farmácia de Manipulação Girardini
Av. Nereu Ramos, 946 – sala 1 – Centro, Penha – SC 
(47) 3345-8327