A prefeitura de Penha e o Serviço Social da Indústria (Sesi) firmaram um convênio para desenvolvimento do programa Sesi Ciências no município. A iniciativa usa estratégias de educação não-formal para promover a investigação de descobertas nos estudantes, por meio de atividades “mão na massa”; além de estimular o diálogo e a colaboração entre eles, relacionando metodologias ativas de educação com base na Educação Make.
“Em todas as suas atividades o Sesi tem esta preocupação, desenvolver uma abordagem questionadora que estimule o pensamento dos alunos”, explica o diretor regional da entidade, Roberto Zen.
O programa vai envolver cerca de 500 estudantes de 18 turmas, dos 7º aos 9º anos de três escolas de ensino fundamental do município de Penha. As atividades desenvolvidas terão como tema “Eletricidade: Se liga Aí”. Os estudantes vão observar e investigar os fenômenos da eletricidade e do magnetismo, com a realização de experimentos em busca de novas descobertas, sobre como se comporta a natureza e como a ciência explica esse comportamento.
“A política de inovação, de cultura que nós passamos a oferecer a todos os nossos alunos que estarão matriculados neste curso e que chega através do SESI Ciências vai disseminar ainda mais conhecimento para os nossos estudantes”, disse o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB).
O desenvolvimento das atividades
Durante o programa Sesi Ciências os estudantes percorrerão um itinerário formativo que o levará a “ressignificar” conhecimentos sobre a presença e o uso da energia elétrica no cotidiano. A proposta tem a previsão de duração de 4 horas presenciais, para a construção de um projeto em equipe, que se constitui de quatro etapas: motivação e curiosidades; pesquisa e questionamentos; mão na massa: construção e experimentação; socialização e discussão.
O estudante que participar destas atividades poderá fazer parte de dois eventos no final do ano: o “Vem Fazer Ciências”, que será realizado em um espaço da Unidade Sesi ou da Escola (ainda não definido) e o “Desafio Sesi Ciências on-line”.
No primeiro, os estudantes vão realizar, presencialmente, desafios maker de Ciências, cujas atividades poderão ser feitas em grupos, sendo necessário definir um experimento, construir o mesmo e socializar com todos os participantes do evento.
Já no segundo evento, o “Desafio SESI Ciências on-line” os estudantes devem criar um vídeo que aborde o tema: “Energia e a Redução das Desigualdades”, alinhado ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTI.