
A comunidade de Penha já pode contar com a estrutura da nova Farmácia Municipal, setor público ligado à Secretaria Municipal de Saúde que atuará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h ininterruptamente, à disposição da comunidade e sob a supervisão de dois farmacêuticos contratados pela Prefeitura. A inauguração ocorreu nesta quarta-feira, dia 31 de julho, em solenidade comandada pelo prefeito Aquiles da Costa e pela secretária Regiane Aparecida Basso.

A nova unidade está localizada em espaço amplo, na Rua Nilo Anastácio Vieira, nº 557, no centro, e a inauguração contou com a presença da comunidade, lideranças e equipe de governo local. Em seu discurso, a secretária Regiane agradeceu à confiança do prefeito Aquiles na busca de concretizar mais um compromisso do plano de governo.
A secretária ainda explicou que a centralização de repasse de medicamentos é exigência da legislação federal, e que num primeiro momento, comunidades dos bairros poderão sentir a diferença, mas ganharão com maior listagem de remédios à disposição, com a segura orientação dos farmacêuticos, e em seguida, mais quatro horas diárias de atendimento, totalizando 12h por dia de serviço.
Regiane ainda orientou as comunidades de São Cristóvão e São Nicolau, as mais distantes do centro, que nestes pontos os farmacêuticos seguirão levando o medicamento, pois são bairros cuja ligação principal com o centro é através da BR-101, o que dificulta muito para essas comunidades.
Já o prefeito Aquiles, em seu discurso, lembrou dos tempos em que o então vereador Sérgio de Mello e a atual vereadora Juraci Alexandrino precisavam entrar no Ministério Público para que o Município tivesse uma oferta de medicamentos básicos de 70 itens para a população. Com a atual administração, essa oferta ampliou para 250 medicamentos. “Isso é fazer gestão”, observou o prefeito. Aquiles ainda listou avanços da saúde em seu governo, e celebrou a compra de 11 novos aparelhos de refrigeração para acondicionar os medicamentos nos postos de saúde – dos quais dois também estarão na nova Farmácia Municipal.
Comissão orienta
A inauguração teve ainda a presença do presidente da Câmara, Everaldo Dal Posso, o Italiano, além dos oito servidores locais da nova farmácia e dos farmacêuticos Rene Bergantin e Amanda Jacobi Trierweiler. A demanda e controle é regulada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, num trabalho técnico importante.
O espaço contará com mesa de reuniões, seis guichês de atendimento, ar-condicionado, banheiros, coordenação e sala de espera para 20 pacientes. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Henrique Elias Bruch, além dos vereadores Juraci, Regiane Severino, Maurício de Oliveira e Isac da Costa também marcaram presença.
De acordo com Regiane, o Conselho Regional de Farmácia (CRF) orientou a centralização dos serviços, já que a legislação veta que técnicos de enfermagem ou servidores comuns entreguem medicamentos nos postos de saúde. “Hoje, para pegar seu remédio no posto, você tem apenas das 8h às 12h e das 13h às 17h”, lista a secretária. “No novo endereço, ganhará horários extras, das 7h às 19h, além do horário comercial, e inclusive devido ao plantão do farmacêutico”, finaliza ela.