Calçada e ciclovia com buraco. Mato tomando conta e um aspecto visual nada agradável. É desse jeito que está o calçadão da praia do Quilombo, no Centro de Penha. O local, frequentado por moradores durante o ano e por turistas na alta temporada, era para ter recebido obras de melhoria há pelo menos um ano.
A Associação dos Moradores e Amigos do Quilombo (Amaq) é quem denuncia o descaso da prefeitura de Penha com o calçadão. Segundo o presidente da entidade, Marinho Alves, a promessa da prefeitura era de que o passeio usado por moradores e turistas estivesse revitalizado para a atual temporada.
“Tudo o que gente poderia ter feito para ajudar a prefeitura nós fizemos, inclusive correndo atrás de empresas para o fornecimento de material para a reforma do calçadão. Mas não conseguimos identificar boa vontade do lado de lá e estamos nessa situação, com um calçadão abandonado e levando perigo para crianças, idosos e deficientes”, afirmou Marinho.

A associação levou o caso ao Ministério Público de Balneário Piçarras, que já possuia inquérito civil para apurar os procedimentos em torno da obra do calçadão. “Levamos fotos de cada buraco do calçadão e, para a nossa surpresa, o MP já havia instaurado um inquérito sobre a finalização das obras no calçadão. A nossa denúncia passou a fazer parte deste inquérito”, destacou Marinho.
Ação
Em setembro, a prefeitura foi acionada judicialmente na justiça pelo Ministério Público, que pediu urgência na reforma e adaptação para deficientes das calçadas da cidade, mais especificamente do calçadão do Quilombo.
O juiz Luis Carlos Vailati Junior não concedeu urgência ao MP, mas deu 30 dias para a prefeitura apresentar se possui projeto ou planejamento com o intuito de “promover mobilidade e acessibilidade” e quais as medidas que estão sendo tomadas com relação às calçadas abandonadas na cidade.
O que diz a prefeitura
O secretário de Governo, Eduardo Bueno, informou que a prefeitura está preparando uma ação de melhorias no calçadão do Quilombo para os próximos dias. “Vamos retomar essas medidas paliativas muito em breve, deixar bonitinho para o verão”, disse o secretário.
Segundo ele, amanhã a prefeitura irá repassar mais detalhes sobre essa ação no Quilombo e outras na cidade, que devem ocorrer até o final do ano.