Leilão
Tido como certo pela prefeitura de Penha, o leilão dos 41 lotes públicos foi suspenso pela justiça. A sentença foi publicada por volta das 17h do dia 13, um dia antes do leilão. A prefeitura, no entanto, só foi notificada no dia seguinte, às 14h50min. O pregão online aconteceu no site www.oesteleiloes.com.br das 9h às 15h do dia 14. Porém, pelo menos em primeira instância, não teve qualquer validade, já que a sentença do juiz Luiz Carlos Vailati Junior, além de suspender o leilão, cancela também os eventos posteriores. Até o momento, a administração pública não recorreu ao Tribunal de Justiça.
Alvo
A mira do governo aponta agora para o advogado Felipe Schmidt, que foi candidato a prefeito em 2016 e presidiu a Câmara de Vereadores em 2015. Foi Felipe quem apresentou ao Ministério Público documentos e informações que provavam que o leilão estava sendo mal conduzido pela prefeitura. Ele gravou alguns vídeos defendendo a denúncia e comentando sobre o leilão, que viralizaram na internet. Em contraponto, o secretário de Governo do município, Eduardo Bueno, também gravou vídeos e tomou à frente os debates públicos com Felipe, nos meios de comunicação, desacreditando a denúncia e atribuindo as ações do advogado a picuinhas políticas de quem quer o mal da cidade. Pelo visto a justiça também anda querendo o mal da cidade.
PL de Penha
A filiação do deputado Ivan Naatz (PV) ao Partido Liberal (PL), do senador Jorginho Mello, está aguardando a sentença do processo que ele moveu contra o Partido Verde, por perseguição política. Naatz, que tem casa em Penha e visita a cidade com frequência, deve se movimentar para o fortalecimento do PL na cidade. Por enquanto, não há nada de oficial e o partido em Penha está sob o comando do vereador Isac da Costa, que há duas sessões falou no microfone que, se for preciso, o nome dele está à disposição como pré-candidato a a prefeito.
Maurício
O PL deve ganhar dois nomes de peso na sigla: os vereadores Maurício Brockveld (Pros) e Toninho (DEM). No caso de Maurício, a mudança é uma necessidade de sobrevivência, já que com as mudanças no processo eleitoral, ele vai precisar de um partido grande para se reeleger. O PL ganha com a chegada de Maurício, que tem tudo para ser um dos campeões de voto na eleição municipal de 2020.
Toninho
Outro que tá de mala pronta pro PL é o Democrata Toninho. A saída dele do DEM deverá ser em consenso, já que o vereador não está de fato no partido desde quando declarou apoio à candidatura de Aquiles da Costa (MDB) a prefeito de Penha em 2016. O descontentamento é mútuo e o DEM deve facilitar a saída do vereador no próximo ano. Infiel ao partido que lhe deu condições para ser eleito, Toninho mostrou que é fiel mesmo ao prefeito Aquiles. Ele tem mais cara de MDB do que de PL.
Italiano fora do MDB…
O presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Everaldo Dal Posso (MDB), o Italiano, estaria acertando a saída dele do mandabrasa. Na última semana, Italiano foi visto jantando de maneira muito amistosa com o empresário Emílio Dalçóquio, de Itajaí, um fervoroso defensor do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Resta saber se Italiano vai para o que sobrar do PSL ou se vai embarcar no novo partido de Bolsonaro, Aliança pelo Brasil.