Novo Raio X digital promete agilizar atendimentos na Saúde de Penha

https://www.promenac.com.br/vw/fox

A Secretaria de Saúde Penha está modernizando parte dos equipamentos utilizados na rede pública. Uma das novidades é o novo aparelho de Raio X digital adquirido pela prefeitura. O equipamento está em fase experimental e vem para substituir o dispositivo analógico instalado no Pronto Atendimento 24 horas. A expectativa é de que já na próxima semana todos os exames de Raio X sejam feitos pelo aparelho digital.

Segundo a técnica em Radiologia da Secretaria de Saúde, Eliza Maurina Coelho, o novo aparelho tratá economia para a prefeitura, além do positivo aspecto ambiental. “Não precisaremos mais usar elementos químicos para a revelação do Raio X; tudo será pelo computador”, explicou a profissional.

Outro ponto positivo é caso algum exame não apresente a exposição necessária de radiação, o paciente não precisará fazer novamente a análise, já que é possível corrigir a imagem com a própria tecnologia digital. “A pessoa não precisará ser exposta novamente a radiação, isso com certeza é um benefício à saúde dos pacientes”, aponta o secretário da Saúde de Penha, Sérgio de Mello.

Graças ao equipamento, a imagem radiografada de estruturas internas do corpo é imediatamente gerada no computador, e pode ser rapidamente encaminhada para o profissional que a requisitou. Enquanto na rede pública de saúde, a perspectiva é que reduza o tempo de espera de 15 para 5 dias, no caso de emergências no P.A. a entrega do exame será praticamente imediata.

Aparelho antigo

O equipamento de Raio X atualmente instalado no PA 24 horas está prestes a completar 20 anos de uso, com cerca de 1,5 mil exames por mês. Com a implantação do aparelho digital, a Secretaria de Saúde espera garantir não só o aumento desse atendimento, como evitar possíveis interrupções.

“Não teremos mais o problema da manutenção de um equipamento velho, pois o equipamento digital é locado, sua manutenção é responsabilidade da empresa, que garante a substituição rápida do equipamento caso necessário. Isso vai garantir que sempre que necessário, tenhamos o raio x a disposição, dando rapidez e qualidade no atendimento da população de Penha”, concluiu Sérgio de Mello.