A Bandeira Azul já tremula na Praia Grande, a primeira de Penha a ostentar o prestigiado selo mundial de excelência ambiental e turística. O primeiro hasteamento aconteceu nesta quinta-feira, 17 de dezembro, após breve solenidade onde foi feita a entrega simbólica da bandeira pela coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, para o prefeito de Penha, Aquiles da Costa. O evento foi restrito devido a epidemia do coronavírus, contando com algumas autoridades municipais, comunidade local e representantes dos bombeiros e empresas parceiras. Entre as autoridades estavam também a vice-prefeita eleita Maria Juraci Alexandrino, o secretário de turismo Cleber Neumann, e o diretor do Instituto de Meio-Ambiente de Penha (IMAP), Everaldo “Bodo” Francisco.
Leana elogiou a comunidade e o poder público municipal por terem encarado o desafio de buscar a certificação, que neste ano foi conferida somente a 18 praias no Brasil. Para ganhar o cobiçado certificado internacional, é necessário que as praias e marinas candidatas cumpram 34 critérios específicos de qualidade da água, segurança, gestão e educação ambiental.
O prefeito Aquiles também agradeceu o apoio da comunidade, além de empresas parceiras como a Wetter Emprendimentos, Rogga, Univali, Beto Carrero World, Lilo Imóveis e os bombeiros militares. “Essa é a consolidação de um sonho. Podem ter certeza que é a primeira de muitas; em pouco tempo estaremos hasteando também no município de Penha essa bandeira em outras praias”, anunciou.
“Com esse certificado as pessoas vão olhar a Praia Grande de forma diferente. Não é a prefeitura que está dizendo que é uma praia excelente, é um selo de renome internacional”, disse Aquiles. Para o prefeito, a bandeira azul ajuda a divulgar a cidade e atrair novos investimentos. “Precisamos chamar atenção para os vários atrativos de Penha, para que a cidade possa se concretizar como um destino turístico”, apontou. “Queremos nos tornar a cidade do Brasil com maior número de bandeiras azuis”. As próximas praias a serem inscritas pela prefeitura de Penha no programa serão a Praia da Saudade e a Bacia da Vovó.
O prefeito também homenageou o ex-secretário de turismo Arnaldo Dias, falecido no último dia 13, que era secretário quando foi feita a inscrição da Praia Grande no programa. “Esse programa não seria possível sem a parceria de diversas pessoas, inclusive entre as próprias secretarias de turismo, serviços urbanos e planejamento, numa rica colaboração com a comunidade, onde a união dos esforços nos conduziu a essa conquista”, comentou.
O secretário de turismo de Penha Cleber Neumann lembrou das várias melhorias recebidas pela praia, e que elas serão um benefício que agora estão incorporados ao local, muito além do selo. Ele citou os deques, chuveiros ecológicos, lixeiras, e os banheiros móveis que a cada temporada são instalados na praia. “O mesmo cuidado pretendemos estender as outras praias de Penha, que já estão recebendo melhorias como sinalização turística, limpeza, lixeiras, reformas nos postos salva-vidas, estaqueamento para proteger a restinga onde ela ainda houver e construção de deques”, explicou o secretário.