Reduzir os gastos com combustível e conservar a frota de máquinas e veículos da Secretaria Municipal de Obras. Este é o principal objetivo da prefeitura de Balneário Piçarras com a implantação do sistema de controle de frota que a partir desta quinta-feira (4) passa a funcionar em fase piloto.
O sistema de rastreamento é 100% via web, sem a necessidade de instalação de software ou qualquer aplicativo no computador. Entre as vantagens, a central de monitoramento funciona 24 horas, facilitando a busca e recuperação do veículo em caso de furto ou roubo.
O sistema também é capaz de identificar quando foi feito o abastecimento. O equipamento envia para o sistema a cada minuto informações como data, hora, status de ignição, velocidade e endereço de onde o veículo se encontra. Com base nessas informações é possível gerar vários relatórios como: tempo de ignição ligada, tempo em deslocamento, quilometragem percorrida, combustível gasto, tempo parado, locais de parada, locais visitados.
Todo o controle de velocidade, trajeto percorrido, multas, listagem de motoristas e passageiros é acompanhado em tempo real, pelo gestor do sistema no caso o contratante do serviço. Cada condutor conta com um cartão magnético, que serve como instrumento de identificação do funcionário que irá realizar o abastecimento, que só é autorizado pelo gestor do sistema, depois que a central instalada no veículo acusa se o tanque de combustível precisa de reabastecimento.
Outro exemplo é se um determinado veículo tem 20 pessoas como usuário, cada usuário tem seu cartão devidamente cadastrado no sistema. Cada vez que o usuário liga o veículo ele tem que passar o cartão no leitor para que o sistema identifique quem está dirigindo. E um usuário não deve emprestar o cartão para outro, pois se emprestar o sistema registra com base no cartão.
“O sistema que está sendo implantado é uma poderosa ferramenta para a realização de uma gestão eficiente e transparente, podendo mostrar à população piçarrense de que forma está sendo aplicado o dinheiro público sem desperdícios”, destacou o secretário de Obras, Orli Carlos Ferreira Júnior.
Para o prefeito Tiago Baltt, a ideia é criar uma central de controle semelhante ao sistema de empresas privadas. “Nas empresas o controle de frotas é praticamente absoluto de onde os veículos estão a qualquer hora em qualquer lugar através do celular. Isso garante segurança até mesmo para os profissionais que atendem pastas como saúde e educação. O rastreamento veicular possibilitará medidas estratégicas mais eficazes”, argumentou o prefeito.