Na segunda-feira (12), Penha, Balneário Piçarras, Navegantes, Barra Velha e região, iniciam a campanha de vacinação contra a Influenza.
A primeira etapa ocorre entre 12 de abril e 10 de maio, com vacinação do grupo prioritário formado por crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).
A segunda etapa será realizada entre 11 de maio e 8 de junho, com atendimento a idosos de 60 anos ou mais e professores.
A terceira etapa atende um grupo prioritário maior entre 9 de junho e 9 de julho, composto por pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (passageiros urbano e longo curso), população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
A INFLUENZA
A transmissão ocorre por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada, e também pelo contato direto ou indireto com secreções respiratórias, ao tocar superfícies contaminadas com o vírus da gripe e, em seguida, tocar olhos, nariz ou boca.
A doença acarreta sintomas como febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, com necessidade de internação hospitalar.
A vacinação de pessoas pertencentes aos grupos alvo da campanha tem o objetivo de prevenir hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais em serviços de emergência. A imunização contra a Influenza contribui para aliviar a atual sobrecarga do sistema de saúde devido ao aumento de casos do coronavírus.
A VACINAÇÃO
Para se vacinar, procure a Unidade Básica de Saúde de seu bairro.