Prefeitura de Balneário Piçarras e Fundação de Cultura entregam certificado pelos 100 anos do Bar do Domingo Néca

A segunda-feira, dia 19 de abril, começou animada e com homenagens no interior do município. O Bar do Domingo Néca, em Medeirinhos, foi certificado como Ponto de Cultura e Memória Rural do município. A homenagem foi feita pela Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal e a Câmara Setorial de Patrimônio Material e Imaterial. A condecoração aconteceu porque o Bar comemora 100 anos em abril de 2021. A homenagem foi entregue à atual proprietária, Marlete de Souza, pelo Prefeito Tiago Baltt, pela presidente da Fundação Municipal de Cultura, Iria Lúcia Quintino e pela presidente da Câmara Setorial de Patrimônio Imaterial, Carla Aline Kryszczun.

O evento simples, mas recheado de significado histórico, contou ainda com a presença de dois gaiteiros do bairro Lagoa, Seu Arlindo e Marlon, que abrilhantaram com música o momento de entrega do certificado à Marlete, filha de Domingo Néca. Além da homenagem, a Fundação de Cultura lançou um vídeo com pequeno documentário sobre a história do local, contada por Marlete, quem mantém o Bar preservado como ponto de memória rural e conta com o registro documentado em cadernos com as histórias do bar e das comunidades do interior.

O vídeo sobre o Bar do Domingo Néca pode ser visto nas redes sociais da Fundação de Cultura. No Youtube – Cultura Piçarras, no Facebook – Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras e no Instagram – @fundacao.cultural.picarras.

https://www.youtube.com/watch?v=CBGGKGLqMg8