Mais de 63kg de resíduos são recolhidos da orla de Penha por voluntários

Em parceria com a Eco Local Brasil, a Univali de Penha juntamente com AMAPG (Associação de Moradores e Amigos da Praia Grande, Cascalho e Poá) e Penha Escola de Surf realizou uma limpeza no costão entre as praias do Cascalho e Paciência, em Penha.

A limpeza, que ainda contou com outros voluntários, integrou o projeto Atitude Pelo Oceano, que desenvolve ações operacionais de combate ao lixo no mar. Boa parte dos resíduos sólidos encontrados ontem eram provenientes da pesca recreativa.

Linhas, redes, boias de chumbo, fragmentos de maleta e embalagens plásticas de bastões luminosos estavam entre os principais resíduos encontrados no percurso. Ao total foram retirados 63,4 quilos de lixo do costão.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).

 

Com informações da UNIVALI de Penha e AMAPG