Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras apresenta proposta de termo de cooperação técnica à Univali

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu nesta quarta-feira, 19, uma proposta de termo de cooperação técnica com o Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP). O ofício foi entregue pela presidente do IMP, Rosemari Bona, ao reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.

A proposta contempla a elaboração de um Plano de Manejo para o Parque Municipal do Rio Piçarras, apoio técnico e científico para a elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima, realização de atividades de educação ambiental para ampliar a faixa de areia certificada no Prêmio Ecológico Bandeira Azul, auxílio nas atividades da Central de Laboratórios e Ensaios Analíticos, consultoria para o programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, além de cursos de capacitação técnica para os servidores do Instituto.

A proposta também prevê um incremento na divulgação do Museu Oceanográfico da Univali com atividades de educação ambiental, palestras e produção de vídeos e, num primeiro momento, tramitará junto à Procuradoria Geral da Fundação Univali para a análise de sua viabilidade jurídica.

Durante a reunião, o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, destacou a importância dos projetos realizados pelo Instituto do Meio Ambiente e o interesse da universidade em fortalecer as parcerias já estabelecidas com o município de Balneário Piçarras. “É no campus da Univali em Balneário Piçarras que está o nosso Museu Oceanográfico, o maior do segmento na América Latina. Temos muito interesse em estreitar laços com o município e colaborar por meio de atividades de pesquisa, apoio técnico e ações de educação ambiental”.