A Secretaria de Assistência Social inicia as inscrições para oficinas de manutenção predial, na modalidade de aperfeiçoamento profissional para moradores do município, preferencialmente usuários da rede socioassistencial. O curso é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Balneário Piçarras, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), através do Programa Acessuas Trabalho.
O período de inscrição ocorre entre os dias 26 e 28 de maio, com início no curso no dia 1º de junho. Os interessados em atuar na área de construção civil devem ser maiores de 18 anos, ter alfabetização e residir em Balneário Piçarras. A ficha de inscrição estará disponível na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Vereador João Figueredo, 1194. É necessária a cópia do documento de identidade ou CPF e comprovante de residência. Para mais informações, a secretaria disponibiliza o telefone (47) 3345-3464.
O CURSO
A matriz curricular apresenta a Oficina Manutenção de Estruturas, Oficina Noções Básicas de Instalações Elétricas, Oficina de Manutenção de Piso e Revestimento Cerâmico e Oficinas de Princípios da Pintura Básica, com carga horária de 24 horas cada uma e 116 horas no total.
A oferta acontecerá no período noturno das 18h30 às 22h30, a partir do dia 1º de junho até 14 de setembro, nas terças e quintas-feiras. As oficinas ocorrerão em uma Unidade móvel – Laboratório Didático Móvel, que ficara instalada no Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF), localizado na Rua Joaçaba, no bairro Centro.
ACESSUAS TRABALHO
O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho a partir da mobilização e encaminhamento para cursos de qualificação profissional e inclusão produtiva.
“O objetivo das oficinas é capacitar profissionais para atuar nas resoluções básicas de elétrica, assentamento cerâmico, manutenção de estruturas e pintura de edificações, oportunizando conhecimento prático e teórico em áreas específicas da construção civil”, explica a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, Gisele Giana Cardoso.
“Reconhecemos nossa responsabilidade na mobilização, encaminhamento e acompanhamento dos usuários em situação de vulnerabilidade ou risco social. Estamos oportunizando o acesso a cursos de qualificação profissional com a inclusão produtiva para inserir essa parcela da população ao mundo do trabalho”, enfatiza o secretário da Assistência Social, Paulo Debatin.