Cidades da região sofrem com as fortes chuvas durante a madrugada

Durante a madrugada desta quarta-feira, Defesa Civil de vários municípios bem como Bombeiros Militares e Voluntários estiveram atendendo ocorrências devido ao alto volume das chuvas. Em Canelinha foram mais de 10 chamados aos socorristas entre 0:00h e 4h, solicitando apoio principalmente a moradores ilhados em vários pontos da cidade.

Já em Itajaí, as ações de resposta às ocorrências decorrentes da chuva desta madrugada estão sendo realizadas de maneira integrada com os órgãos municipais, Defesa Civil, Codetran, Guarda Municipal e Bombeiros Militares. Foi montado um posto de comando de operações na sede da Defesa Civil, para atender a demanda e coordenar as ocorrências.

Em Barra Velha durante esta madrugada as Guarnições do Bombeiro Militar foram acionadas para auxiliar na retirada de famílias que tiveram suas casas atingidas pelos alagamentos na Rua Arnaldo Tavares, bairro Itajuba. Foi utilizado barco da alumínio  para transporte até local seguro junto a familiares e conhecidos.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, Canelinha foi a cidade com maior volume de chuva. Nas últimas 24 horas foram 249mm de precipitação, seguida por Itajaí, com 148mm. Na região, após Tubarão, São João Batista, Tijucas, Camboriú e Brusque, aparecem Barra Velha e Luiz Alves, com 73mm. Já Penha a previsão era de 85mm para as últimas 24h, no entanto as análises apontaram queda de 52mm de chuva.

Para esta quarta-feira, a previsão para Penha é de 35mm, portanto, é importante manter-se alerta principalmente quem reside em áreas mais baixas ou próximas de encostas.