Crianças são acompanhadas através da puericultura nas Unidades Básicas de saúde de Balneário Piçarras

A puericultura é um serviço de assistência a saúde que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Busca analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança. E de acordo com a Secretária de Saúde de Balneário Piçarras está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município através da consulta com o enfermeiro e o médico da Estratégia de saúde da família: a ideia é avaliar como a criança se utiliza de todos esses aspectos para se relacionar com as pessoas à sua volta.

Com a puericultura, a equipe de saúde tem condições de detectar precocemente distúrbios psicomotores, nutricionais ou de crescimento e assim só encaminhar ao Pediatra as crianças que apresentarem alterações, síndromes ou doenças crônicas a partir da avaliação do profissional da Estratégia de saúde da família.

De acordo com o Ministério da Saúde por ser voltada à detecção precoce de problemas, o serviço de puericultura se diferencia do diagnóstico e do tratamento clínico e é aprazada de acordo com a idade da criança. A puericultura deve ser realizada desde os primeiros dias de vida iniciando com o teste do pezinho e as vacinas de rotina, mesmo que a criança tenha sido encaminhada ao Pediatra ela deve continuar o acompanhamento com a Unidade de Saúde de seu bairro. Orientamos que os pais e responsáveis pelas crianças principalmente de 0 a 2 anos entendam que a puericultura é fundamental no suporte à amamentação, na orientação vacinal, na introdução de novos alimentos na dieta e no monitoramento dos fatores de risco ao longo do desenvolvimento da criança.

“Nosso município procura vincular a gestante desde o pré-natal para o seguimento ao acompanhamento do bebê na Unidade de Saúde, através da observação atenta ao histórico de desenvolvimento da criança, é possível diagnosticar falhas ou atrasos do desenvolvimento em áreas específicas, e intervir assim que essas alterações forem detectadas”, destaca a secretária de Saúde, Gladys Brodersen, acrescentando que é importante que as pessoas procurem a Unidade de Saúde mais próxima para agendamentos e maias informações.