Navegantes é escolhida pelo HEMOSC para ação de coleta de sangue

Navegantes foi escolhida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) para receber uma ação especial de coleta externa de sangue, prevista para acontecer entre o fim de setembro e início de outubro, no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro Gravatá.

De acordo com a assistente de captação de doadores, Crislaine Godoz, a cidade foi escolhida por conta dos vários pedidos da comunidade e por ter um público que engaja e participa na doação.

Segundo o Chefe do Executivo, Liba Fronza, o objetivo é atender os moradores de que estiverem em condições e dispostos a doar sangue. “Estamos felizes e se preparando para poder atender as exigências do Hemosc neste evento”, comenta.

O Hemosc conta com apoio da Secretaria de Saúde. A chefe da pasta, Luciane Nesselo, afirma que “este é um ato de solidariedade e deve ser feito por todos aqueles que podem, afinal, doar sangue não dói e faz bem”.

Os interessados serão recebidos pela equipe do Hemosc e passarão por uma pequena triagem para avaliar se estão em condições de fazer a doação. No entanto, é bom estar atento a alguns quesitos para ser um doador. Confira as características das pessoas que podem doar na lista abaixo.

– Estejam documentadas (com carteira de identidade ou outro documento equivalente);
– Tenham boas condições de saúde;
– Tenham entre 18 e 60 anos;
– Pesem, no mínimo, 50 quilos;
– Não tenham ingerido bebidas alcóolicas nas 24 horas que antecedem a doação;
– Tenham dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas;
– Não sejam usuários de drogas;
– Não tenham múltiplos parceiros;
– Não tenham doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal ou epilepsia;
– Nunca tenham tido doenças de chagas ou malária;
– Não tenham contraído sífilis, hepatite e não tenham tido contato com o inseto barbeiro.