Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Piçarras promove palestra sobre Setembro Amarelo para agentes de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde Balneário Piçarras promoveu ação voltada ao Setembro Amarelo, Mês de Prevenção ao Suicídio, para os profissionais das equipes de saúde da família. O evento intitulado “Não se esconda atrás dos emojis” foi organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial e realizado no auditório do campus da Univali em Balneário Piçarras.

“Nós do CAPS estamos envolvendo as equipes de saúde da família para trabalharmos junto no setembro amarelo, na prevenção ao suicídio. É de grande importância as equipes estarem preparadas para atender usuários que podem estar em quadro de depressão e pensamentos suicidas de forma qualificada”, destaca a coordenadora do CAPS, Carla Rudolf.

“O Setembro Amarelo mexe com a gente. O trabalho de vocês é de dentro para fora nas famílias, dedicando carinho ao cidadão. Às vezes, não nos chama a atenção o quanto uma pessoa precisa de uma conversa e de assistência. O serviço de vocês tem poder junto a nossa comunidade e isso vai muito além do profissionalismo. O trabalho de vocês não deve ser gratificado apenas em setembro, pois Balneário Piçarras é muito bem representada pelo serviço que prestam”, comentou o prefeito Tiago Baltt na abertura do evento.

A palestra promoveu uma amostra da arte terapia desenvolvida pelo CAPS e explanação do médico psiquiatra do CAPS, Dr. Marcos Queiroz. O evento contou com a presença do prefeito Tiago Baltt, e do vice-prefeito, Fabiano José Alves.

 “Damos importância ao envolvimento das equipes da Atenção Básica, levando em conta os agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos e dentistas, no reconhecimento precoce dos riscos. A exemplo, o uso exagerado de álcool e comportamento diferente do esperado”, enfatiza o vice-prefeito.

 “Hoje realizamos esta capacitação para que consigam identificar melhor as ideações suicidas. É fundamental que a prevenção saia da invisibilidade e que todos os profissionais estejam atentos para a situação real desses momentos de crise que vivemos: a depressão e o isolamento são fatores muito importantes para identificar”, ressalta a secretária de Saúde, Gladys Brodersen.