A Praia de Balneário Piçarras se tornou a maior certificada pelo programa em todo o Brasil, com a ampliação do trecho para 3.200 metros. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (1º) pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul.
“Esse é um importante marco para a preservação ambiental de nosso município e garante aos moradores e turistas praias com excelente qualidade de água e infraestrutura”, enfatiza a presidente do Instituto do Meio Ambiente, Rosemari Bona. Ao todo, 22 praias foram certificadas para a Temporada 2021/2022.
A Bandeira Azul representa um selo internacional que certifica praias ao redor do mundo que cumprem rigorosos critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade. Para participar do programa, Balneário Piçarras foi aprovada por um júri nacional e outro internacional, reunido em Copenhagen, na Dinamarca. Dentre os diferencias do município, destacam-se a balneabilidade, comprovada por um longo histórico de excelente qualidade de água, e a preservação da restinga.
Agora, a certificação se estende até o norte de Balneário Piçarras, na altura da Rua Canto do Sol (3750), no bairro Itacolomi. A Cerimônia de Hasteamento da Bandeira Azul ocorrerá no dia 15 de dezembro. O ato marcará o início da Temporada 2021/2022, que segue até 15 de março de 2022.
Para cumprimento das exigências do programa, é necessário manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certificada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais. Além disso, serão realizadas diversas atividades de educação ambiental mediadas por profissionais da área.
Na última semana, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, maior premiação global dedicada à gestão de praias do mundo, divulgou os locais aptos a receberem a certificação ambiental e sustentável na temporada de 2021/2022. O Brasil garantiu 28 aprovações, sendo 22 praias e seis marinas que devem ser contempladas com o selo ecológico Bandeira Azul.
O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.
Já Penha, recebeu três certificações, sendo as Praias da Saudade, Grande e Bacia da Vovó.