
A concessionária Águas de Penha vai realizar todos os testes de análise da qualidade da água recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) no poço reaberto na Praia Grande, uma das regiões mais afetadas pelo desabastecimento no último Verão em Penha. Fernanda Barreto, gestora operacional da concessionária, explica que, se as análises laboratoriais garantirem segurança no uso e consumo da água encontrada no poço, ele pode se tornar um importante aliado no combate ao desabastecimento na região em períodos de aumento de consumo.

Após a confirmação da qualidade da água e medição de vazão, a Águas de Penha fará a manutenção do local para garantir as características operacionais e originais do poço, além das obras de infraestrutura. A expectativa é de que a qualidade da água encontrada no poço – com mais de 70 metros de profundidade – seja recomendada para consumo humano.
A reabertura de poços artesianos profundos faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pela concessionária para amenizar os impactos do aumento do consumo durante o verão. A solução definitiva para o problema de desabastecimento em algumas regiões de Penha na alta temporada – em especial entre o Natal e Ano Novo – é a construção do sistema produtor próprio de água.
Todos os projetos da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) já foram finalizados, mas, para que a obra avance, precisa-se da Licença Ambiental Prévia (LAP), de responsabilidade da Prefeitura de Penha.