A uma semana da eleição que irá decidir os 5 conselheiros tutelares de Penha dos próximos 4 anos, o Notícias de Penha apresenta cada um deles, com nome completo, foto e número de urna. Os eleitos vão assumir a função no dia 10 de janeiro de 2020 e terão remuneração de R$ 1.800,22.
Além de 5 conselheiros tutelares, também serão eleitos 5 suplentes – do 6º ao 10º mais votados entre os candidatos – que podem assumir a vaga do conselheiro quando este se licencia ou renuncia.
Só vota em 1 candidato
As eleições deste ano terão mudanças, conforme lei recentemente aprovada, que alterou a estrutura de funcionamento do Conselho. Os candidatos agora não podem fazer campanha dentro de órgãos públicos, assim como não podem utilizar de associação com grupos religiosos ou entidades que fazem parte para se promover.
Outra mudança é que os eleitores só podem votar em 1 candidato a conselheiro, e não mais em cinco, encerrando assim a prática de formação de “chapas” verificadas em outras eleições.
Os eleitos e suplentes, caso queiram disputar eleição para prefeito ou vereador terão que renunciar ao seu mandato, e não apenas se licenciar. A mudança seria evitar a prática do uso do cargo de conselheiro como trampolim político.
Conheça os conselheiros












