Vários afogamentos neste fim de semana nas praias da região

Na Praia da Solidão, em Florianópolis um homem de aproximadamente 25 anos foi resgatado por populares em grau 4 de afogamento e conduzido pela guarnição do Águia 07 para o hospital.

Na Praia Brava em Itajaí, os guarda-vidas entraram rapidamente na água ao perceber um arrastamento e em poucos segundos acessaram a vítima, vindo a realizar o resgate em meio a corrente de retorno. “Pra ter uma ideia da força da correnteza, a água retorna para o mar em uma velocidade de aproximadamente 3 a 4 metros por segundo na corrente de retorno; um nadador olímpico nada cerca de 2,2 metros por segundo, ou seja, mesmo que o banhista seja um ótimo nadador, terá muita dificuldade de sair sozinho”, afirma o comando responsável pela ação.

Em Balneário Barra do Sul, sete pessoas foram arrastas pela correnteza, sendo que uma estava se afogando e outras seis entraram na água para resgatá-la, quando os sete acabaram sendo puxados parar o mar. Os guarda-vidas chegaram ao local e conseguiram realizar seis resgates, incluindo o que se afogava por primeiro, porém o sétimo envolvido desapareceu nas águas. As buscas seguem sendo realizadas pela equipe de Guarda Vidas Civis, Jet Ferrugem, Bote Inflável Galés e conta com o apoio do Helicóptero Águia 01.

Em Itapoá uma vítima de 21 anos se afogou e foi resgatada já em processo de afogamento pelos guarda-vidas, sendo atendida pelos bombeiros militares e encaminhada pelo Helicóptero Águia 01 da PMSC. Ainda em Itapoá outra vítima que se banhava a 400 metros do posto de guarda-vidas veio a se afogar a ponto de submergir. Após cerca de 2 minutos realizando mergulhos na região, a equipe de guarda-vidas encontrou a vítima e conseguiu retirá-la da água, inconsciente, sendo encaminhada ainda com vida ao Pronto Atendimento da cidade.