Comissão especial da Câmara de Vereadores de Penha solicita relatório de pontos de alagamentos; vereador Ferrão é nomeado líder da oposição

Uma reunião marcou a instalação da comissão parlamentar especial sobre alagamentos no município. O vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, foi eleito presidente por unanimidade. Mário Dionísio Moser (DEM), o Mário Marquett, será o relator.

Como primeira ação, a comissão solicitou à Secretaria Municipal de Planejamento – através de ofício – um relatório com todos os pontos de alagamentos no município – indicando se há residências que alagam ou somente a via pública – e também os projetos existentes para resolver os problemas, com suas respectivas documentações.

Entre os objetivos da comissão, destacam-se o mapeamento das prioridades (através da identificação das residências afetadas pelos alagamentos durante as chuvas) e a busca por recursos no âmbito estadual e federal para a realização de obras de infraestrutura que solucionem os problemas enfrentados todos os anos por centenas de famílias penhenses.

Os sete membros da comissão foram nomeados pela Resolução da Mesa Diretora nº 05/2021. Além de Tibeco e Marquett, ainda integram os trabalhos os Lito,Barriga, Ferrão, Celinho e Italiano.

“Precisamos saber pontualmente quais são os problemas, nome de ruas afetadas, situação das residências, qual o problema em cada localidade (se é rio, vala, boca de lobo, tubulação etc). Pretendemos com isso levantar os pontos de alagamentos, cobrar o Executivo e também buscar emendas parlamentares, bem como recursos estaduais e federais”, ressalta Adriano Tibeco.

A comissão agora vai aguardar o recebimento do relatório da Prefeitura de Penha para retomar os trabalhos.As reuniões da comissão parlamentar especial sobre alagamentos serão realizadas às quintas-feiras, a partir das 17:30h.

A bancada da oposição se reuniu para deliberar sobre o Art. 36, §3º e 4º do Regimento Interno da Câmara Municipal de Penha, que trata do líder da bancada da oposição. Foi escolhido o vereador Luiz Fernando Vailatti para ser o líder da oposição.