Uma reunião marcou a instalação da comissão parlamentar especial sobre alagamentos no município. O vereador Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, foi eleito presidente por unanimidade. Mário Dionísio Moser (DEM), o Mário Marquett, será o relator.
⠀
Como primeira ação, a comissão solicitou à Secretaria Municipal de Planejamento – através de ofício – um relatório com todos os pontos de alagamentos no município – indicando se há residências que alagam ou somente a via pública – e também os projetos existentes para resolver os problemas, com suas respectivas documentações.
⠀
Entre os objetivos da comissão, destacam-se o mapeamento das prioridades (através da identificação das residências afetadas pelos alagamentos durante as chuvas) e a busca por recursos no âmbito estadual e federal para a realização de obras de infraestrutura que solucionem os problemas enfrentados todos os anos por centenas de famílias penhenses.
⠀
Os sete membros da comissão foram nomeados pela Resolução da Mesa Diretora nº 05/2021. Além de Tibeco e Marquett, ainda integram os trabalhos os Lito,Barriga, Ferrão, Celinho e Italiano.
⠀
“Precisamos saber pontualmente quais são os problemas, nome de ruas afetadas, situação das residências, qual o problema em cada localidade (se é rio, vala, boca de lobo, tubulação etc). Pretendemos com isso levantar os pontos de alagamentos, cobrar o Executivo e também buscar emendas parlamentares, bem como recursos estaduais e federais”, ressalta Adriano Tibeco.
⠀
A comissão agora vai aguardar o recebimento do relatório da Prefeitura de Penha para retomar os trabalhos.As reuniões da comissão parlamentar especial sobre alagamentos serão realizadas às quintas-feiras, a partir das 17:30h.
⠀
A bancada da oposição se reuniu para deliberar sobre o Art. 36, §3º e 4º do Regimento Interno da Câmara Municipal de Penha, que trata do líder da bancada da oposição. Foi escolhido o vereador Luiz Fernando Vailatti para ser o líder da oposição.
