Balneário Piçarras registra aumento de focos positivos de dengue

A prefeitura de Balneário Piçarras, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou o trabalho de combate à dengue devido ao crescimento do número de focos que desde o início do ano chegou a 344.

Os bairros Santo Antônio, Itacolomi, Nossa Senhora da Paz, Centro e Conceição apresentam o maior número de focos positivos do Aedes Aegipty. Em um mês entre 19 de janeiro e 19 de fevereiro, o município registrou 242 novos focos. “Faço um apelo para a população atender a gente, pois muitas vezes se recusam. A população tem que ajudar, porque a única maneira de eliminar o mosquito é eliminando a água parada”, enfatiza o coordenador do combate à dengue, André Luiz Ladewig.

Em Balneário Piçarras há 229 armadilhas visitadas semanalmente e 86 pontos estratégicos, como lavações e floriculturas, visitadas quinzenalmente. As visitas periódicas ocorrem de acordo com a necessidade. Com a confirmação de casos de dengue ou suspeitas, a delimitação de foco acontece por meio de visitas em um raio de 150 metros para eliminar outros possíveis focos e realizar o bloqueio de transmissão da doença.

O coordenador afirma que os pneus deixaram de ser os principais pontos e agora os pequenos depósitos causam preocupação, como piscinas plásticas e tanques. “Fazemos a eliminação do foco e em casos onde isso não é possível, como piscinas e tanques, fazemos tratamento com larvicida e indicamos que as mantenham fechadas”, afirma André Luiz Ladewig.

Reuniões são realizadas periodicamente para definir estratégias. No dia 8 de fevereiro, a primeira reunião do ano definiu a Sala de Situação de Combate à Dengue de forma emergencial. A segunda reunião será realizada no dia 2 de março e irá discutir o aumento de casos e campanhas de conscientização.

Em 2017, o município registrou 18 casos de dengue. Em 2018, foram 60 casos e em 2019 houve registro de 167 casos de dengue.