Balneário Piçarras: Secretaria de Obras e Vigilância Sanitária intensificam fiscalização contra descarte irregular de entulhos

A Secretaria de Obras de Balneário Piçarras flagrou uma situação de descarte irregular de entulhos na Rua Miguel Pinto, no Bairro Nossa Senhora da Paz. O responsável pelo descarte em frente à residência 67 será notificado pela Vigilância Sanitária.

O secretário de Obras, Orli Carlos Ferreira Júnior, orienta a população para evitar jogar entulhos em vias públicas. O recolhimento de materiais descartados como pneus velhos, móveis e outros objetos é de responsabilidade do proprietário da residência. “O morador (agente gerador do resíduo) tem que contratar uma empresa especializada em descarte desse material, que geralmente é empresa de caçamba estacionária (a famosa caçamba de entulho), que faz a triagem e levam para aterros sanitários, devidamente licenciados”, explica Orli.

A prefeitura faz o mutirão de limpeza dos espaços públicos e se responsabiliza por recolher galhos e restos de vegetação. Nos casos de móveis, eletrodomésticos e sobras de construção é o cidadão quem deve dar destino adequado. “Jogar entulhos ou qualquer objeto sobre a calçada, impedindo a passagem e gerando poluição gera notificação e multa”, esclarece.

Orli ressalta ainda que a conscientização da população é fundamental para combater a poluição da cidade, evitando a proliferação de insetos e o acúmulo de lixo que acaba indo parar dentro de rios e lagoas e entupindo bocas de lobo e por consequência alagamentos.

FISCALIZAÇÃO E LIMPEZA

A fiscalização do descarte irregular de entulho de qualquer natureza em vias, passeios, canteiros, jardins e áreas e logradouros públicos pode ser feita por qualquer cidadão pelos canais da Ouvidora no Site da Prefeitura: www.picarras.sc.gov.br

“Quando os agentes da Vigilância Sanitária tomam conhecimento desse tipo de situação de entulhos espalhados pelas calçadas e vias públicas, costumamos ir até o local para identificar os proprietários e notifica-los e, no caso de descumprimento, a legislação prevê a aplicação de de multa. A notificação também pode ser encaminhada pelo Correio para quem reside em outras cidades. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas para a importância da limpeza dos terrenos e evitar a proliferação de focos da dengue”, explica Eunice Bernardina Rosa de Souza, coordenadora da Vigilância Sanitária.