Ter dados pessoais vazados podem trazer sérias consequências às pessoas e que podem ir desde abertura de crédito do comércio até crimes graves de estelionato. E em todos estes setores, existe uma parcela da população que poderá ser a mais prejudicada, o consumidor.
Após a descoberta de vazamento de dados de celulares de mais de 103 milhões de usuários, o PROCON SC notificou nesta terça-feira, 16, as operadoras de telefonia Oi, Vivo, Tim e informe ao órgão como, de que forma e quais informações foram vazadas dentro do prazo de 10 dias.
“O prejuízo para estes consumidores pode ser algo com proporções gigantescas, dependendo de quem tiver acesso a eles. As empresas têm obrigação de zelar pelos dados de seus clientes e nós queremos entender como isto aconteceu”, pondera o diretor do PROCON SC, Tiago Silva.
Em caso de descumprimento, as empresas poderão ser enquadradas no crime de desobediência.
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão que é responsável por fiscalizar e editar normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD),também está apurando o vazamento dos dados.