O ano letivo em Penha regressou com a retomada do ensino integral na Escola Básica Municipal João Batista da Cruz, na localidade do Mariscal. Aproximadamente 400 alunos de todos os bairros da cidade estão integrados ao projeto piloto que mescla aprendizado educacional e atividades extracurriculares das 7h às 15h30 – horário que se estende até às 17h para crianças em os pais estão inseridos no mercado de trabalho e apresentarem declaração.
O projeto foi criado em 2019, mas precisou ser paralisado em 2020 e 2021 por conta da pandemia da Coronavírus. “É uma proposta piloto que vai fortalecer o desenvolvimento das crianças em todas as suas dimensões, seja na área específica da educação tradicional até as questões física, esportiva, cultural e intelectual”, analisa a vice-prefeita e secretária de Educação, Maria Juraci Alexandrino.
No extracurricular educacional, os alunos participam de oficinas de robótica, comunicação e mídias, teatro, esporte, educação financeira e oficina criativa. “A grade extracurricular foi formulada para desenvolver o máximo das habilidades dos nossos estudantes, já preparando-os para as futuras escolhas profissionais”, reforça a coordenadora educacional da Secretaria, Camylla Príncipe.
A escolha pela unidade escolar da localidade do Mariscal, neste momento, está voltada a atender uma demanda de maior vulnerabilidade social. “O ensino integral foi a melhor coisa que fizeram para criança do nosso bairro – tirou muitas crianças das ruas. Agora, eles estão na escola aprendendo coisas boas”, comemora Nair da Silva, mãe da pequena Lívia – estudante do 4º ano. Opinião semelhante tem Paulo Sérgio Gomes, pai de Luan Miguel, do 6º ano. “Creio que esse ensino integral é muito importante para os nossos filhos, já que nele contém as oficinas adicionais e que exploram todo potencial das crianças”.
Além disso, auxilia na renda familiar – já que agora os alunos adquirem conhecimentos ao longo de todo o dia sob a supervisão de educadores e profissionais das oficinas. “Antes, eu precisava pagar uma outra pessoa para cuidar do meu filho, ou não tinha condições de trabalhar. É um apoio fundamental para as crianças que têm um reforço educacional e complemento com as oficinas”, aponta Janaína Vargas, mãe do Rafael, do 5º ano.
A intenção do Governo Municipal é avançar o ensino integral em mais uma unidade escolar ainda este ano. “Hoje a Educação vive uma nova realidade em Penha. Passou a ser referência graças a dedicação dos nossos profissionais e aos investimentos estratégicos do Governo Municipal e que refletirão em um futuro melhor para esses estudantes”, finaliza o prefeito Aquiles da Costa (MDB).