A Central de Triagem do Covid-19 encerrará seus atendimentos no próximo dia 31 de março. A confirmação é da Secretaria de Saúde e tem como base a baixa procura de pacientes, o percentual de vacinação, a estabilização no número de casos positivados para a doença e os recentes decretos estaduais que flexibilizaram os protocolos sanitários.
“Não haverá redução de atendimento, apenas o redirecionamento dos casos suspeitos, que a partir do dia 31 serão atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde ou no Pronto Atendimento 24h”, explica o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros. Relatórios gerenciais da Secretaria mostram que nos últimos dias a procura ao Centro de Triagem caiu quase 2.000%.
“Neste momento, não há justificativa para mantermos a Central de Triagem do Covid-19 aberta, uma vez que, felizmente, os dados estatísticos nos mostram um declínio na procura e nos casos positivos”, reforça o secretário. O último boletim epidemiológico de Penha, publicado nesta quarta-feira, 23, aponta que há apenas um caso suspeito e quatro pacientes em tratamento.
Desde sua implantação, em março de 2020, a Central do Covid atendeu 53.158 pacientes (56,30% mulheres e 43,70% homens). O secretário categoriza, ainda, que Penha está preparada tecnicamente para receber os casos suspeitos em suas demais unidades, especialmente no Pronto Atendimento 24h.
“Vamos redirecionar os recursos da Central do Covid para outras áreas da saúde, dando maior ênfase, por exemplo, na demanda de exames mais complexos”, finalizou o secretário. Desde o início da pandemia, 8.767 pessoas contraíram a doença. Foram 8.656 pacientes recuperados e 107 óbitos.
Em termos de imunização, a cidade já imunizou 28.863 (93,4%) pessoas com a primeira dose e 24.715 (80%) com a segunda. Até agora, 8.526 (33,6%) pessoas tomara a dose de reforço, essencial para aumento dos anticorpos.
Imagem: Prefeitura de Penha