Penha organiza Dia D contra a gripe e o sarampo neste sábado, 30

A Secretaria de Saúde de Penha realiza neste sábado, 30, um dia inteiro de vacinação contra o Sarampo e Influenza (gripe). Batizado por Dia D, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município estarão com suas portas abertas, das 8h às 17h, para imunização da população alvo das duas campanhas.

Neste sábado, já podem se vacinar todos os públicos atingidos pelas campanhas. “A vacinação contra a gripe é extremamente importante, tendo como principal objetivo prevenir o surgimento de complicações e mortes em decorrência da influenza, especialmente nos grupos populacionais mais vulneráveis a doença, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde”, detalha o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.

Já o sarampo é uma doença extremamente contagiosa, uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo para até outras dezesseis não vacinadas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela tosse, fala, respiração ou espirros de uma pessoa doente, podendo causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade.

“A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Por esse motivo, a importância de estimular a atualização da caderneta de vacinação, especialmente neste período de queda das coberturas vacinais”, detalha a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaine Luci Spricigo.

PÚBLICO-ALVO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

– Idosos com 60 anos ou mais

– Trabalhadores da saúde

– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)

– Gestantes e puérperas

– Povos indígenas

– Professores

– Pessoas com comorbidades

– Pessoas com deficiência permanente

– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas

– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso

– Trabalhadores portuários

– Funcionários do sistema prisional

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

– População privada de liberdade

PÚBLICO-ALVO DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

– Trabalhadores da saúde.

– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos.