Orçamento do município em 2018 será de R$ 91 milhões

O orçamento da prefeitura de Penha deve engordar em 18 milhões de reais no próximo ano. Pelo menos essa é a expectativa do Executivo. Na última terça-feira (29) uma audiência pública na Câmara de Vereadores para a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) trouxe otimismo.

“A LDO é guiada pelas metas já aprovadas no PPA – Plano Plurianual, e determina mecanismos de controle, limites e condições na gestão da coisa pública”, explicou o contador da prefeitura de Penha, Agairto Tachini Schneider. Neste ano, a prefeitura está trabalhando com um orçamento de 73 milhões de reais, considerado baixo pela administração municipal.

Entre as metas previstas para 2018 pelo governo municipal estão a construção, ampliação e reforma da prefeitura, implantação do Parque Municipal Ambiental, pavimentação e drenagem de ruas, construção do Mercado Público e de um centro de convenções e feiras, macrodrenagem de rios, ribeirões e canais, construção, ampliação e reforma de praças, parques e passeios públicos.

Além de construção de unidades de saúde, escolas, creches, quadras esportivas, espaços culturais, atracadouros, galpões para embarcações, abrigos para passageiros de transporte público, pontes, pontilhões, monumentos culturais, molhes, casas populares e um novo portal turístico.

“Muitas obras esperamos fazer em parceria com os governo federal e estadual, mas para tudo isto, o município precisa dar contrapartida dos cofres públicos municipais”, explica o prefeito Aquiles da Costa (PMDB).

Desde que assumiu o comando da cidade, Aquiles vem impondo uma gestão de controle de gastos públicos para engordar os cofres da cidade. “Tudo isto é resultado do modelo de gestão que passamos a implantar neste ano, enxugando a folha, otimizando o uso de recursos, adotando novas soluções administrativas que a primeira vista podem não mostrar resultado imediato, mas que logo no começo do ano que vem capacitarão transformar a cidade no grande canteiro de obras que a população espera”, garantiu Aquiles.