
A partir deste domingo, o Restaurante Casa Ibérica passa a produzir diferentes rótulos da Cervejaria Itapocorói na fábrica anexa à cozinha do empreendimento. Idealizada pelo casal Aneli Santos e João Paulo Soltoski, a cervejaria começou a ganhar corpo após uma visita deles ao Festival Brasileiro da Cerveja em março deste ano. Lá, Aneli e João conheceram diversas marcas, degustaram bastante e saíram ainda mais decididos em criar a deles.
Em abril, o casal fez testes e amostras para identificar que padrão seguir e que tipos de cerveja produzir. João fez alguns litros da cerveja, ainda sem a parafernália industrial. O resultado foi excelente, na avaliação do chef de cozinha. “Eu tinha seis garrafas de um tipo da nossa cerveja, feita aqui na cozinha do restaurante. O resultado estava muito bom mesmo. Aí eu ofereci para um cliente, que acabou tomando todas”, relembra, orgulhoso da empreitada.
[adinserter block=”1″]
Com a fabricação de domingo, já com equipamentos profissionais, o casal pretende criar um ambiente de brewpub no Casa Ibérica; ou seja, produzir e vender a própria cerveja no espaço do restaurante. O caminho que eles estão trilhando é o inverso do que se costuma ver por aí; o dito comum é começar a fazer a cerveja para só depois abrir um bar e começar a vender. No caso deles o restaurante veio antes; agora, agrega o valor da Cervejaria Itapocorói.

“O público que frequenta a Casa Ibérica vem para comer bem e beber bem. Por isso investimos na cervejaria e acreditamos na qualidade do nosso produto”, pontua a empresária e médica Aneli.
O equipamento adquirido pelo casal é todo elétrico, com energia fotovoltaica para produção da própria energia. Trocando em miúdos, eles vão transformar energia solar em elétrica para a produção da cervejaria.
“O restaurante, a minha casa e a cervejaria serão supridos por essa usina solar. Uma alternativa sustentável de energia gratuita que vem do céu. Então podemos dizer que a Cerveja Itapocorói é produzida com o sol de Itapocorói”, explica Aneli.
[adinserter block=”1″]
Ingredientes
A cozinha da Casa Ibérica é reconhecida pela qualidade e esmero no preparo. João é formado em gastronomia e junto com Aneli, uma apaixonada pela cozinha espanhola, cria os pratos e combinações muito bem avaliados nos sites de turismo. O mesmo cuidado na escolha dos ingredientes da comida vale para os insumos usados na produção dos rótulos da Cervejaria Itapocorói.
Aneli e João acreditam que se a matéria-prima é boa e a receita é seguida ao pé da letra, é impossível dar errado. “A gente tem esse cuidado em tudo o que fazemos aqui. O malte que vamos usar nas nossas cervejas é de alta qualidade, o que vai garantir o sabor característico que queremos alcançar”, explica João.
A casa
A Casa Ibérica inaugurou há dois anos, na Avenida São João com fundos para a Rua José Camilo da Rosa, no Bairro Armação. A proposta, desde o início, foi investir na propaganda boca a boca, além de apostar na divulgação em redes sociais. Quantidade nunca foi o foco do negócio; Aneli e João permanecem firmes no quesito qualidade: do ambiente caprichosamente decorado aos pratos com preços que fazem justiça à apresentação, ao sabor e aos ingredientes.
Antes de abrir as portas para os clientes, em junho de 2015, durante da Festa de São João Batista, Aneli e João empenharam mais de um ano na construção da Casa Ibérica. O imóvel é próprio; era usado pela família de Aneli como casa de praia. Eles adaptaram o prédio às necessidades do restaurante e apostaram em uma arquitetura colonial, com portas e janelas altas e um pé direito imponente.
Uma recente modificação na estrutura da casa trouxe ainda mais charme ao restaurante; uma janela no salão principal oferece a vista para a fábrica da Cervejaria Itapocorói.