Uma força-tarefa da Vigilância Sanitária de Penha interditou uma fábrica de pães no Bairro Santa Lídia esta semana. Segundo a prefeitura, os proprietários do negócio teriam se recusado em cumprir recomendações da vigilância para garantir a higiene do local.
A fábrica de pães, situada na Estrada Geral de Santa Lídia, foi inspecionada pela primeira vez no dia 10 de janeiro, quando foram identificadas inúmeras irregularidades; os funcionários pernoitavam no local, o banheiro era inadequado e havia a presença de animais domésticos como cães e gatos. Na ocasião, a Vigilância Sanitária deu cinco dias para que a empresa se regularizasse.
[adinserter block=”1″]
Nova inspeção
No dia 16, em nova visita, os fiscais identificaram que a situação havia piorado; além de nenhuma das recomendações ter sido cumprida, foi encontrado um rato morto no local, bem como fezes de cães, água suja e adulteração na data de fabricação e prazo de validade dos pães fabricados no local.
“Era dia 16, mas os pães já estavam com data que foram fabricados no dia 18, vencendo no dia 28”, conta o coordenador da força-tarefa, Everaldo Lourival Francisco.
Para poder voltar a funcionar, a panificadora agora terá que cumprir todos os requisitos exigidos pela lei, e só então ganhará alvará de funcionamento e alvará da vigilância.
[adinserter block=”1″]
“Talvez por uma questão de hábito cultural algumas pessoas se acostumaram a não observar as leis em Penha, e acabam reclamando da fiscalização. Mas temos obrigação de fazer cumprir a legislação, tanto para garantir a segurança dos consumidores, quanto respeitar todos os outros comerciantes e empresários que tem tudo certo nos seus estabelecimentos”, finalizou Everaldo.